PESQUISAS

Os resultados quantitativos das pesquisas tornam este lugar, o ponto de encontro de opiniões de empresários e gestores sobre diferentes temas de negócio, gestão e processos. Estas opiniões podem ser ótimos elementos de reflexão. Por isto a sua resposta é tão importante!

Periodicamente publicaremos uma pesquisa. Todos os resultados serão mantidos nesta página.

Se tiver algum tema de seu interesse, pode preencher o formulário na página de contato para que possamos elaborar e publicar (nesta mesma página) um questionário.

As pesquisas são integralmente anônimas.

Empresário

Pessoa que idealiza e dirige uma ou mais atividades econômicas assumindo riscos. Desenvolve novos produtos, novos mercados e novos meios de produção. Estimula a criação de riqueza em forma de bens e serviços úteis para a sociedade. Parece fácil!

Vendas!

A fórmula é simples: gerar oportunidades (semear), cultivar elas e finalizar as vendas (colher). Estas em síntese, são as etapas que precisam ser implantadas ou fortalecidas. Parece fácil mas não é! Então, onde se encontram as maiores dificuldades? Qual é a etapa crítica?

Inovação

A busca pela inovação é a busca para obter resultados superiores e abrir novas perspectivas para os negócios. Porem, não é sempre fácil e podem existir elementos que dificultam a inovação. Quais os dois principais?

Empresa

Empresa é como uma engrenagem, todos os componentes são relevantes para o seu bom funcionamento. Mas, a depender do período, do momento ou até da própria filosofia da empresa, alguns assumem uma relevância maior. Indique então até três processos que julga atualmente relevantes para obter um resultado de excelência. Pode também incluir “outro” se achar interessante.

Uma “velha” analise dos resultados (de 2014)… ainda valida!

Agrupando as respostas por macro tema, a gestão das vendas aparece em primeiro lugar (43% das respostas). A gestão dos custos não fica distante (32%). Em síntese precisamos vender, mas não adianta vender e “transformar aquela receita em custo”, tem que se transformar em lucro!

Na parte baixa da classificação, sempre agrupando por macro tema, o aspecto menos relevante é o tema “produto”. Os itens “Logística e operações/produção” e “Comunicação e posicionamento”, estão na parte baixa do ranking. É verdade que todos os temas pesquisados são relevantes, mas consideramos baixa demais a posição deste ultimo item. Trabalhar com coerência “comunicação e posicionamento” permite evitar a “guerra de preço”, e simultaneamente incrementar as vendas. Portanto, é um meio muito poderoso para os dois itens principais: vendas e custos.

Subindo na classificação, surpreende positivamente o 4º lugar do item planejamento, posição na parte alta da tabela. Até meados de 1994, a “inflação em três dígitos”, cancelou a palavra planejamento do vocabulário Brasileiro. Esta distorção cultural está, evidentemente, se perdendo. Existe hoje a plena consciência de que antecipar situações e identificar ações focadas, permite a obtenção de melhores resultados.

Para finalizar, vamos a parte alta da tabela. Quantidade parecida de votos entre os itens: Gestão dos custos e controle de gestão 18%; Vendas (novos clientes ou carteira) 16%; Relacionamento com Clientes e atendimento 15%.

Então, eficiência interna ou efetividade externa? Não precisamos ter um ganhador, e não precisamos de um conflito ideológico entre áreas e disciplinas. De fato estes processos possuem o mesmo grau de importância. Para nossa empresa temos que querer “beirar a perfeição”. Vamos, portanto sintetizar o mundo perfeito, um mundo feito de um correto equilíbrio entre produto, administração/gestão e vendas.

Síntese do mundo perfeito:
Realizo um planejamento coerente. Coloco a devida atenção no processo de vendas, isto me permite ter um faturamento coerente com o faturamento planejado. Os Clientes são muito bem “entendidos” e consequentemente atendidos. São satisfeitos e me avaliam como um parceiro próximo e de confiança. Por isto continuam comprando, aliás, incrementam o volume comprado e não pensam em descontinuar a relação comercial. Isto permite dimensionar as operações e os custos com coerência e antecedência. O fluxo de caixa é gerenciado, não tenho então grandes surpresas, somente pequenos ajustes diários. Mantenho sempre o foco nos indicadores de performance, principalmente financeiros, para que possa eventualmente realizar correções tempestivas em caso de desalinhamento dos resultados. Isto, somado a um alinhamento/envolvimento periódico com a equipe e com os líderes, me permite manter o nível de produtividade e de eficiência sob controle. Periodicamente analiso com profundidade os resultados. Tenho na minha empresa um processo de desenvolvimento e melhoria continua, com foco no lucro liquido. Não tenho surpresas e os resultados da empresa estão acima da média do mercado.
Crescer ou manter? É uma opção estratégica.

Ok. Agora vamos nos perguntar: “o que falta para minha empresa trabalhar assim?”. Vamos nos questionar e vamos mudar o que for preciso.

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